12.30.2013

TAG - Oscar Literário

Eu vi essa Tag no youtube no vlog Minha Estante e gostei bastante. Aí eu saí procurando o original e mais alguns vídeos com essa Tag. No final do post eu também fiz a minha lista, só que escrita mesmo :)
Dá uma olhada:


Palavras de um leitor
 


Leituras do Edu

La vie in Rose
 

 Minha Estante

Bom, antes de já ir dizendo quais os que eu elegi como os melhores, acho interessante vocês saberem os que eu li, né? Aliás, não foram tantos e não foram aqueles que estão em alta (ando sem dinheiro pra isso - mimimi)
Então lá vai a lista:
1.O Filho de Netuno - 2.Como Treinar seu Dragão - 3.Vidas Secas - 4.As Crônicas de Nárnia - 5.Olhai os Lírios do Campo - 6.A Desumanização da Arte - 7.Em Chamas - 8.Quem é Capitu? 9.Pequeno Coração 10.Classificados e Nem Tanto - 11.Pequeno Filósofo - 12.A Marca de Atena - 13.Galeras, Paqueras & Segredos de Pijama - 14.Todos contra Dante

15.Mau Começo - 16.Extraordinário - 17.O Beijo da Mulher Aranha - 18.Ensaio sobre a Cegueira - 19.O Diário de Anne Frank - 20.Razão e Sensibilidade - 21.Cyrano de Bergerac - 22.Perto do Coração Selvagem
Sem mais delongas, aí vai o resultado. Tão difícil que em alguns casos até coloquei segundo e terceiro lugar!

Melhor Livro do Ano: Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago
Livro difícil de ser escolhido esse aí! Ensaio Sobre a Cegueira tem uma originalidade sem tamanho e uma história de tirar o fôlego (e a visão). É seguido de perto por O Beijo da Mulher Aranha e Extraordinário.

Melhor Autor do Ano: Manuel Puig com O Beijo da Mulher Aranha
Essa categoria também foi bem acirrada, principalmente porque eu não li autores repetidos, de forma que os que se sobressaltaram foram os três primeiros colocados na categoria anterior. Escolher o Puig pela originalidade da história e narrativa.

Melhor Protagonista Masculino: Cyrano em Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand
Cyrano ganha disparado com a sua inteligência, sentimentalismo e ???

Melhor Protagonista Feminino: Katniss em Em chamas, de Suzanne Collins
A coragem, inteligência e política da personagem a fizeram ganhar, sem nem chances de empates.

Melhor Personagem Coadjuvante Masculino: Jack em Extraordinário, de R.J.Palacio
O Jack foi o melhor amigo que o August podia ter naquele momento (e na vida). Apesar de alguns desentendimentos, ele soube lidar muito bem com a situação e é por isso que está em primeiro lugar. Porém, seguido de perto pelo Haymitch em Em Chamas, de Suzanne Collins.

Melhor Personagem Coadjuvante Feminino: Olívia em Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo
Sem sombras de dúvida, Olívia. Por sua inteligência emocional sem limites e sua paciência bonita de quem sabia o que estava fazendo.

Melhor Arte de Capa: O filho de Netuno, de Rick Riordan
Com a adaptação da capa atribuída a Júlio Moreira, o livro ficou lindo e chamativo. Ficou colado com Como Treinar seu Dragão, cheia de detalhes.

Melhor Mundo/Ambiente Criado: Nárnia em As Crônicas de Nárnia, de C.S.Lewis
Sem chances de ficar em outra colocação, Nárnia é mágica, com todas aquelas criaturas e valores lindos. É seguido por Panem, presente em Em Chamas e Ilha de Berk, presente em Como Treinar seu Dragão.

Melhor Título do Ano: Como Treinar seu Dragão, de Cressida Cowell
Com um nome que atiça a curiosidade pelo simples fato de tratar os leitores como se eles possuíssem dragões.

Melhor Final de Livro: Em Chamas, de Suzanne Collins
Um final que faz a gente desejar devorar o terceiro livro da saga merecia mesmo um primeiro lugar. É seguido pelas Crônicas de Nárnia, com seu final até presumível, mas ainda assim chocante.


Bom, essas foram minhas respostas, mas se eu pudesse, ainda colocaria Todos Contra Dante como Melhor abordagem/linguagem; O Beijo da Mulher Aranha como Melhor narrativa; Ensaio sobre a Cegueira como Melhor enredo/história.
(sem contar que eu faria outras categorias só para dar um jeito de colocar no pódio cada um dos livros haha)

E aí? Que livros você leu? Quais seriam suas respostas?
© Napolitano como meu pé - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elane Medeiros - Isaú Vargas.
Tecnologia Blogger.
imagem-logo