8.29.2014

Os Karas #1 - A Droga da Obediência e Pântano de Sangue



Sábado, 23 de agosto, eu e meu irmão nos deslocamos de São José dos Campos para São Paulo bem cedinho só por causa da Bienal, os detalhes disso talvez apareçam mais pra frente. O que eu quero dizer é que com a Bienal, a gente completou a nossa coleção d'Os Karas, uma galerinha criada pelo Pedro Bandeira e que fez muito sucesso quando surgiu, 30 anos atrás e que continua fazendo sucesso. Tanto, que dia 23 o Pedro (olha a intimidade haha) lançou o último livro da série, o Droga da Amizade e a gente conseguiu foto e autógrafo (!!! tava louca pra contar pra alguém haha sim, estou solitária mimimi). Pra comemorar tudo isso aí, eu resolvi gravar uma série de vídeos sobre os Karas e erapra colocar no ar mais pra frente, mas com a Bienal não deu tempo de gravar nenhum outro vídeo, então já coloquei esse na rede, olha só:






A DROGA DA OBEDIÊNCIA



Quem assistiu o vídeo Booktube Newbie Tag já tá sabendo que eu adoro esse livro e que ele foi o primeiro livro "de verdade" (primeira novela, vai?!) que eu li. Juro que eu achava que conhecia tudo desse livro, até comprar três livros nessa nova edição e li o Pedro Bandeira dizendo que dos seus 22 aos 43 anos ele viveu na ditadura militar e que A Droga da Obediência veio como uma metáfora dessa época triste.


Entrei em parafuso, sério! Toda aquela história das crianças serem obedientes foi realmente uma ótima maneira de mostrar o quanto não se podia nem pensar por conta própria e devia ser muito bem aproveitado por professores, por exemplo. As pessoas precisam saber o absurdo disso.








PÂNTANO DE SANGUE

Comparado ao primeiro livro da série, esse é muito mais explícito e aberto no que diz respeito ao mal estar provocado pelas drogas, discute política, mostrando como ainda hoje as pessoas conseguem votos com favores, apresenta problemas de economia e como eles estão diretamente ligados aos problemas do meio-ambiente, apresenta, mesmo que levemente, o feminismo e ainda faz a gente se surpreender no final!


Ah, todo o papo de política, economia e meio-ambiente apresentado fez eu me lembrar do filme Ponto de mutação (que aliás, é um livro, alguém já leu?) que é uma boa pedida pra se aprofundar um pouco mais no assunto e que por sorte, está disponível na íntegra no YouTube!

Na nova edição, a capa é colorida na parte de dentro :)




























Uma coisa que eu não gostei nessa edição é a facilidade que ela tem de descascar. Nessa foto dá pra perceber que o plástico já está soltando e se eu não colocar contact ele vai aumentar e estragar o livro D:






























Sobre a publicidade dessa nova edição

A Editora Moderna está publicando no seu canal do YouTube vários vídeos de pessoas falando sobre Os Karas e do próprio Pedro Bandeira falando de cada livro e da série em si. Vou colocar o que ele falou d'A Droga da Obediência e do Pântano de Sangue:


Pedro Bandeira falando sobre A Droga da Obediência:



Pedro Bandeira falando sobre Pântano de Sangue:




O Pedro Bandeira vai estar dando algumas palestras nesses locais e nesses horários, ó:




© Napolitano como meu pé - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elane Medeiros - Isaú Vargas.
Tecnologia Blogger.
imagem-logo