2.12.2016

Livro | Na natureza selvagem (Jon Krakauer)


Eu nunca sei falar sobre Na natureza selvagem. E olha que eu estou escrevendo esse texto depois de ter feito o vídeo! E acho que isso tem sido um desafio ainda maior porque eu gosto de escrever de um jeito diferente do que eu falei do canal.


Então vamos lá: 
Jon Krakauer é um jornalista que em determinado dia da sua vida recebeu a missão de escrever um artigo sobre Chris MacCandles, um rapaz que foi encontrado morto dentro de um ônibus no Alaska.


Quando a revista que continha o artigo de Jon foi publicada, muitas pessoas mandaram cartas para a reação dizendo o que pensavam sobre o acontecido com o Chris. Mas, como eu disse no vídeo, a história de Alex Supertramp (era assim que o Chris quis ser chamado depois de um tempo) é completamente feita de divisão de opiniões.


Algumas pessoas endeusaram o rapaz, outras o acharam inteiramente estúpido e mal agradecido com os pais. Uns acharam que ele era um moço inteligente que tomou uma decisão errada. Outros acharam que era a decisão certa tomada por alguém que não estava pronto pra ela.


Fato é que Krakauer ficou fascinado pela história (ele tinha os motivos dele) e resolveu refazer os passos de Chris, de preferência conversando com quem o rapaz conversou.


Tudo o que ele encontrou nesse caminho foi documentado nesse livro que ele chamou de Into the wild, Na natureza selvagem na versão brasileira.


Eu fiquei incomodada com a forma como parece que a gente invade a existência de um rapaz que quis se isolar por algum motivo. Tentar entender e desvendar esse motivo é de alguma forma antinatural (existe isso?), principalmente porque o que ficou pra mim foi um rapaz tentando se encontrar e que morreu nessa busca. O Chris não se achou, por que a gente o acharia? Ou, se ele conseguiu se encontrar, por que a gente precisa ir de encontro a ele?  Me pareceu invasivo também o jeito como a gente sempre mete o dedo na cara do Chris morto pra falar a nossa opinião que o coitado nem está mais lá pra ouvir.



Esse livro reflete a sociedade atual de uma forma que eu juro que nunca tinha visto antes. Mas isso é conversa pra outro dia.
Se você quiser uma palhinha desse papo, assiste o vídeo:


Na natureza selvagem foi adaptado pro cinema em um filme em 2007 e foi dirigido por Sean Penn e estrelado por Emile Hirsch. Mas isso também é papo pra outro dia. 
© Napolitano como meu pé - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elane Medeiros - Isaú Vargas.
Tecnologia Blogger.
imagem-logo