4.15.2016

Livro | Clarice, uma biografia (Benjamin Moser)


Que os livros da Clarice são profundos e cheios de interpretações, acho que todo mundo sabe.
Agora, que a própria Clarice era cheia de mistérios, talvez nem todo mundo tenha ideia.


Benjamin Moser vai apresentar essa Clarice velada pra gente, contando desde o momento que os pais dela chegaram ao Brasil.
Mesmo gostando muito dela, eu nunca ia adivinhar que ela era de família judia! (você sabia dessa?)


Ele desvenda e remexe no passado da Clarice, contando situações e cenas como se tivesse vivido aquilo junto com ela.
E ainda vai esmigalhando os contos e livros e mostrando algumas passagens da vida dela ali, nos textos.


Eu senti muita falta de fotografias no decorrer do livro. A todo momento o Moser comenta de algum registro e descreve as roupas e expressões da Clarice e a gente fica ligeiramente perdido querendo ver.


Algumas fotografias a gente consegue achar na internet, mas chega um ponto que a preguiça fica maior!
Até porque muita gente, assim como eu, lê enquanto está no transporte público, ou na fila pra alguma coisa e nem sempre a internet está por perto.


A minha edição é a de bolso e a capa não é dura como a edição oficial (definitiva? normal?) e eu tinha grandes esperanças (opa, oi, Charles Dickens!) da outra edição bonitona ter fotos, mas foi uma tremenda decepção quando eu peguei na minha mão e ele era igualzinho ao meu, só que maior e de capa dura.


Mas é um livro que vale a pena,não importa a edição.
A única tristeza que acontece é que a Cosacnaify não existe mais (RIP) e não sei se ainda é possível encontrar facilmente esse livro.


Já faz um tempinho que eu li (três meses) e já sinto saudades do livro. Ele consegue ser inspirador e ao mesmo tempo dá muita vontade de ler todos os livros da Clarice! Quem sabe não se torna o novo projeto aqui do blog? (Depois de Lendo Alencar, é claro)








© Napolitano como meu pé - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elane Medeiros - Isaú Vargas.
Tecnologia Blogger.
imagem-logo